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domingo, 24 de outubro de 2010

BELO MONTE: NESCE UM GIGANTE NA FLORESTA DO PARÁ


A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no Rio Xingu, no Pará, deverá exigir investimentos de cerca de R$ 19 bilhões e terá capacidade para gerar 11.233 megawatts (MW) no período de cheia, com garantia de uma média de 4.571 MW, suficiente para abastecer uma região com mais de 25 milhões de habitantes. Com esse potencial, essa será a terceira maior hidrelétrica do mundo e a maior inteiramente nacional, em capacidade de geração de energia, ficando atrás somente da Usina de Três Gargantas, na China (22,5 mil MW), e da Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai (14 mil MW).

O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada 40 km abaixo da cidade de Altamira (PA). A área alagada envolverá três municípios - Vitória do Xingu, Brasil Novo e Altamira. Inicialmente estava prevista a construção de um reservatório de 1.200 km². Mas o projeto foi modificado, ficando definida a construção de um reservatório com 516 km². Cerca de seis mil famílias serão remanejadas dos locais em que vivem, principalmente no município de Altamira, no Pará.

Durante as obras, deverão ser gerados aproximadamente 18 mil postos de trabalho diretos e 23 mil indiretos. O prazo previsto para a geração da primeira unidade é fevereiro de 2015.

A concessão para a construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no município de Vitória do Xingu, foi objeto de leilão no dia 20 de abril deste ano. Venceu o processo o Consórcio Norte Energia, com a oferta de R$ 77,97 por megawatt /hora, bem abaixo dos R$ 83,00 por megawatt /hora, valor fixado como teto do leilão. O consórcio é composto por 18 empresas, entre estatais, privadas, empreiteiras, fundos de pensão, fundo de investimento e consumidores livres. As estatais são a Eletrobras, com 15% de participação; a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com outros 15%; e Eletronorte com 19,98%. Os consumidores livres – empresas que produzem energia para o próprio consumo – são as empresas Gaia (9%) e a Sinobrás (1%).

A formação original do consórcio construtor previa a participação de 11 empreiteiras, mas a Mendes Júnior ficou de fora por problemas cadastrais que a impedem de participar da empreitada. Os 3% de participação que teria na obra foram divididos igualmente entre a OAS e a Queiroz Galvão. O consórcio construtor terá, portanto, a seguinte formação: Andrade Gutierrez com 18%, Odebrecht com 16%, Camargo Corrêa com 16%, OAS com 11,5%, Queiroz Galvão com 11,5%, Contern com 10%, Galvão Engenharia com 10%, Cetenco com 2%, J. Malucelli com 2% e Serveng com 3%.

A sociedade também tem a participação de fundos de pensão e investimentos, como a Petros, dos funcionários da Petrobras (10%); Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica Federal (2,5%); Bolzano Participações (10%) e Caixa Cevix. A gestão do contrato, a fiscalização das obras e outras atribuições são de responsabilidade da Aneel.

Toda a parte de construção das casas de força e das barragens foi feita por contrato fechado, ou seja, as construtoras é que assumem o risco de construção.

Na parte dos canais, o volume a ser escavado já foi estabelecido e também as construtoras assumem esse risco. O que não é de responsabilidade das construtoras é o custo com o tipo de rocha que será encontrada no local. As escavações, desde o início do projeto, foram apontadas como a parte mais sensível da obra, pois podem encarecê-la em até três vezes.

Os sócios da empresa Norte Energia vão assumir os riscos de escavação dos canais da usina. A previsão contratual com as construtoras que vão erguer a usina é de que qualquer custo extra, auferido em função do tipo de rocha, será assumido pela sociedade investidora.

Nesse momento, o consórcio espera obter a licença ambiental para o início da instalação do canteiro de obras do empreendimento. O projeto básico ambiental do canteiro foi apresentado ao Ibama no fim de Setembro. A instalação deve ocorrer até o fim de outubro. Também já foram assinados os contratos de fornecimento de turbinas com o consórcio liderado pela Alstom e outro com a Impsa.

O consórcio Norte Energia enviou ao BNDES a primeira versão da carta-consulta para o financiamento da construção do empreendimento.

FONTE - REVISTA GRANDES CONSTRUÇÕES

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MÁQUINAS PESADAS VÃO A LEILÃO ON LINE


A Embu S.A., empresa produtora de agregados para construção civil, composta por quatro pedreiras, localizadas na Grande São Paulo e também em Espírito Santo (Vila Velha), realizará um grande leilão On Line devido a uma renovação do seu parque de máquinas e venderá algumas Máquinas Pesadas.

Ao total são 84 lotes localizados nas cidades de Embu/SP e Mogi das Cruzes/SP e são constituídos por: 15 Caminhões Fora de Estrada Terex R35B/Randon RK424, 03 Chassi e Caçamba de Caminhão Fora de Estrada Terex R35B/R20, 03 Motores 6 Cilindros GM Detroit, 05 Motores 12 Cilindros GM Detroit, 10 Transmissão para Caminhão Fora de Estrada Terex R35, 01 Transmissão Pá Carregadeira 966, 03 Diferenciais para Caminhão Fora de Estrada Terex R35, 03 Caçambas para Pá Carregadeira 966 , 02 Escavadeiras CAT 320B, 01 Trator de Esteira D8, 07 Pá Carregadeiras de Pneus das marcas: Volvo L180 e CAT 980F/980G/980C/980F/962G entre outros.

Vale lembrar que os bens serão vendidos no estado em que se encontram e sem garantia. O leilão será realizado pela Superbid, empresa especializada na avaliação e venda de ativos físicos por meio de leilões oficiais presenciais e via Internet simultaneamente.

O encerramento acontecerá no próximo dia 15 de outubro a partir das 11hs, mas a utilização da internet no processo proporciona que interessados possam participar de imediato, oferecendo os lances através do site da Superbid.

Como Participar
As fotos e descrições completas dos ativos estão disponíveis no site www.superbid.net

Para ofertar lances, é necessário estar cadastrado e solicitar habilitação – todo o processo pode ser online. Os interessados em conferir os ativos antes da compra deverão entrar em contato com a Central de Atendimento da Superbid, através do Telefone: (11) 2163-7800 ou via e-mail: cac@superbid.net

Sobre a Superbid
A Superbid é especializada em recuperação de capital, fazendo a gestão da venda de ativos industriais obsoletos e em desuso. Os serviços oferecidos pela Superbid vão desde a avaliação de máquinas, identificação do mercado comprador, gestão da venda e da liquidação financeira. Dentre os principais clientes da Superbid estão: Vale, Grupo Votorantim, Grupo Cosan, Klabin, Volkswagen, Rhodia, Bosch, Embraer, Braskem, Light, Cia. Suzano, Grupo Schincariol, entre outras.

FONTE - GRANDES CONSTRUÇÕES

domingo, 10 de outubro de 2010

MESTRES DA HISTÓRIA - J. EDUARDO DA COSTA


1 - NOME COMPLETO?
J. EDUARDO DA COSTA

2 - DATA DE NASCIMENTO?
09/07/1968

3 - NATURAL DE?
ESTEIO - RS

4 - TIME QUE TORCE?
SC INTERNACIONAL

5 - FUNÇÃO E EMPRESA QUE TRABALHA?
DIRETOR EXECUTIVO – DI CANALLI COMÉRCIO TRANSPORTES E EMPREENDIMENTOS

6 - ONDE COMEÇOU NO TRANSPORTE?
ATUO A APROXIMADAMENTE 30 ANOS NO TRANSPORTE, SENDO COM CARGAS ESPECIAIS E EXCEDENTES INICIEI A 18 ANOS NA TRANSPORTADORA EXPRESSO INDUSTRIAL.

7 - QUAL O MAIOR TRABALHO QUE JÁ FEZ?
ENTRE PROJETOS NAIONAIS E INTERNACIONAIS COM DESTINOS A ARGENTINA, CHILE, PERU, BOLÍVIA, URUGUAI, PARAGUAI, TIVE A SORTE E FELICIDADE DE PARTICIPAR DE TRABALHOS IMPORTANTES, QUE VÃO DESDE O TRANSPORTE DAS MAQUINAS PARA INSTALAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE DA BRAHMA (HOJE AmBev) NA ARGENTINA, PASSANDO PELO ENVIO DE FABRICAS INTEIRAS DE CELULOSE E EXTRAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS DESTINADAS AO CHILE E ARGENTINA, EQUIPAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DA RODOVIA INTEROCEÂNICA QUE ESTARÁ LIGANDO O BRASIL AO PERU VIA ACRE,ETC...
ATUALMENTE PODERIA DESTACAR A LOGÍSTICA E TRANSPORTE DE EQUIPAMENTOS ELETROMECÂNICOS COM DESTINO AS UHEs DO RIO MADEIRA (SANTO ANTONIO e JIRAU), TRATA-SE DE UM DOS MAIORES PROJETOS DE ENGENHARIA BRASILEIRA EM EXECUÇÃO NO MOMENTO.

8 - O QUE QUERIA FAZER E AINDA NÃO FEZ?
AINDA PRETENDO FICAR 10 OU 15 DIAS VIAJANDO COM A FAMÍLIA, SEM ESTAR CONECTADO A INTERNET E AO CELULAR.

9 - O QUE ESPERA PARA O TRANSPORTE DAQUI PRA FRENTE?
O MERCADO DE TRANSPORTE ESPECIAL ESTA APONTANDO PARA UMA EXIGÊNCIA CADA VEZ MAIOR DO CLIENTE EM SER ATENDIDO COM QUALIDADE, RAPIDEZ E VALORES JUSTOS, ASSIM AS EMPRESAS DE TRANSPORTE QUE INVESTIREM EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EQUIPAMENTOS, SEGUIRÃO SE DESTACANDO NO CENÁRIO, COMO ATUALMENTE JÁ OCORRE.
TAMBÉM O CLIENTE/EMBARCADOR QUE BUSCAR A QUALIDADE E CAPACIDADE NO SEU FORNECEDOR DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA, PODERÁ FOCAR SEUS ESFORÇOS NO CRESCIMENTO CONTINUO.

10 - SE TIVESSE QUE AGRADECER A ALGUÉM, QUEM SERIA?
ACREDITO QUE TODAS AS PESSOAS QUE PASSAM EM NOSSAS VIDAS NOS ENSINAM ALGO, ASSIM ESTAMOS CONTINUAMENTE APRENDENDO, PRICIPALMENTE NUM RAMO COMO O DO TRANSPORTE QUE É EXTREMAMENTE DINÂMICO E NOS APRESENTA NOVIDADES DIÁRIAS.
MAS PARA NOMINAR ALGUÉM, DEVO AGRADECER AO MEU PAI (SR. MARIO COSTA) QUE ME APRESENTOU AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO, E AO MEU AMIGO/IRMÃO VANDERLEI QUADROS.

POLÍMERO: ADENDO À RODOVIA DURÁVEL


Cada vez mais, as empresas que fornecem matéria-prima para o setor de transporte aprimoram suas operações para atender de maneira mais econômica os governos e administradoras de estradas. Uma tecnologia de pavimentação de rodovias que usa o polímero SBR (Styrene Butadien Rubber), ou simplesmente látex, foi criada pela Basf e já integra projetos pelo Brasil e exterior.

Segundo a empresa, a solução foi desenvolvida para otimizar os recursos investidos nas malhas viárias – perto de R$ 2 bilhões por ano, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte.

“O polímero vem para sanar os problemas das constantes manutenções e custos adicionais às construtoras. Atualmente ela já foi empregada nas rodovias Raposo Tavares, Bandeirantes e BR-116”, revela Edson Couto, gerente técnico da Basf para a América do SuL.

De acordo com o executivo, por permitir a aplicação do asfalto mais rápida e em camadas finas que os demais, o custo final é reduzido, exatamente pela ampliação da durabilidade do produto. “Trata-se de uma técnica, cuja utilização tem crescido muito nas obras de estradas. Na composição asfáltica, a empresa utiliza 3% do polímero e obtém 40% de vida útil superior, na comparação com as tecnologias normais”, afirma.

Países como Espanha, França, Estados Unidos e Portugal, já utilizam esse tipo de produto. Segundo Couto, esse material já existia há alguns anos, mas foi adaptado para o uso em pavimentação de estradas.
Sua aplicação é semelhante de um país para outro. “A única diferença é que, muitas vezes, as estradas do exterior estão em melhores condições para o reparo. No Brasil, encontramos as rodovias em condições mais precárias, o que gera aumento do produto aplicado”, diz.

Questionado sobre o custo por quilômetro e a economia financeira, Couto afirmou que “como cada empresa possui um estilo de aplicação não dá para precisar o custo. Já com relação à economia, podemos dizer que com o polímero a manutenção é retardada por pelo menos dois anos. Uma coisa é o custo, mas se considerar a durabilidade do produto as empresas vão passar mais tempo sem gastar com reparos”, frisou o executivo.

Atualmente, nas obras realizadas nas rodovias do território nacional, a participação do polímero SBR está perto de 30%. “Mas nossa intenção é ampliar essa fatia, demonstrando ao cliente qual será o seu ganho final com durabilidade”, concluiu Couto.

FONTE - WEBTRANSPO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ADOLFO RODOLFO - O DALAI LAMA DAS VENDAS


AS FERRAMENTAS MAIS PODEROSAS DO SUPER-VENDEDOR
A ordem dos fatores ALTERA o resultado.

Isso mesmo altera, principalmente em vendas...

Podemos dizer que a ordem das palavras em uma frase pode ALTERAR o resultado da apresentação de vendas, ou melhor, ser responsável pela efetivação da venda ou pelo seu fracasso.

Um exemplo simples para ilustrar esta VERDADE em vendas, é uma história que sabemos e que é mais ou menos assim:

Em um convento existem várias freiras e nós sabemos que nos conventos algumas freiras fumam.
Como na maior parte do tempo a função destas trabalhadoras religiosas é orar e interceder pelos pecadores, uma delas, ciente de suas obrigações e compromissos com as orações, chega até a madre-superiora e realiza a seguinte solicitação:

Madre-superiora enquanto eu estou rezando eu posso fumar?

Nem pestanejamos ao responder por esta Madre, pois a resposta é:

- Querida freira, claro que não, ou você reza ou você fuma!

Não admirados, após aplicar a VERDADE, A ordem dos fatores ALTERA o resultado, alteramos a ordem das palavras na frase e perguntamos de novo a chefe do convento:

- Madre-superiora, a senhora sabe que eu fumo? E fumar não é um hábito muito bom, será que enquanto estou fumando posso rezar?

Agora a resposta da chefe religiosa é:

- Querida freira, deve, enquanto fuma você deve rezar!

Aprendemos então de maneira simples que: Enquanto REZO não devo FUMAR, mas Enquanto FUMO devo REZAR...

Então, como aplicar esta VERDADE em vendas, no meu dia a dia?

Simples, após o conhecimento técnico de qualquer produto, para entender como usar o conhecimento técnico aprendido, alterando a ordem em nossa de nossa apresentação de vendas para obter resultados ESPETACULARES

Partindo do princípio que todos os produtos/serviços possuem Características, Vantagens e Benefícios, precisamos entender o que motiva nossos clientes a comprar:
São as Características? As Vantagens? Ou os Benefícios?

É claro que são os Benefícios, ou melhor o que o cliente ganha com isso...

Para montar uma tabela, precisamos relatar quais são as Características, Vantagens e Benefícios de nosso produto/serviço e para isso realizaremos as seguintes perguntas:

Para determinar uma Característica de um produto/serviço devo olhar para ele e perguntar:
O que é?

Um produto possui várias características mas cada uma delas deve ser tratada isoladamente e cada uma possui uma Vantagem e seu Benefício.

Seguindo...

Para determinar a Vantagem de um produto/serviço devo olhar para a resposta dada a pergunta da Caracteristica e indagar:
Como isso funciona?

Cada característica possui a sua própria vantagem, que é como isso é no caso dos produtos e como isso funciona no caso dos serviços.

Seguindo...

Para determinar um Benefício de um produto/serviço devo olhar para a resposta dada a pergunta da Vantagem e indagar:
O que o cliente ganha com isso?

Cada vantagem traz um benefício ao cliente e este benefício é o que decidirá a venda...