Boca no Trombone

Aproveite também nosso Twitter com informações dinâmicas
www.twitter.com/pontodopesado

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UM GIGANTE EM MOVIMENTO


Trânsito na BR-376 parou para ver peça gigante sendo transportada.

Um grande trabalho de logística é necessário a cada vez que uma carga especial passa pelas rodovias do estado – mostrando que por elas passa o desenvolvimento do país.

Com grandes dimensões, peças industriais gigantes chamam a atenção e exigem cuidados especiais devido a seu peso, altura, comprimento, largura e importância. Durante esta semana, uma delas está de passagem pelas BRs 376 e 277, exigindo planejamento da concessionária CCR RodoNorte e diversos órgãos e empresas.

Em alguns trechos, é preciso seguir na contramão. No domingo pela manhã, o trânsito ficou parado em um segmento de 5 quilômetros perto de Ponta Grossa, durante uma hora. Outro trecho será percorrido na contramão, entre o trevo do Sprea (divisa das BRs 376 e 277) até a praça de pedágio em São Luiz do Purunã, durante a semana.

A carga, uma torre com 68,7 metros de altura, 6 de largura e 170 toneladas, segue da fábrica da Iesa, em Araraquara, para a Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, onde fará parte do refino, dentro do programa de modernização da refinaria. R$ 12 bilhões estão sendo investidos pela Petrobras no parque industrial.


A torre é transportada por dois caminhões-trator, sob duas estruturas manobradas constantemente por pessoas que seguem viagem em bancos ao lado da estrutura. O veículo tem 30 eixos e 120 pneus.

O trabalho envolve diretamente cerca de 25 pessoas da empresa fabricante, Polícia Rodoviária Federal, Copel, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e concessionária CCR RodoNorte. “Nosso trabalho é preparar o percurso e coordenar com outros órgãos, como a PRF, a segurança para a carga e os usuários, orientando o fluxo e paralisando quando necessário”, conta Luiz Almeida, coordenador de Planejamento da RodoNorte.

“Já passamos por aqui com 16 cargas de grandes proporções em direção a Araucária. Cada uma exige um planejamento diferente, mas aqui na rodovia é que a coisa acontece”, conta o diligenciador Sylvio José Paschoal Sicchiroli, responsável pelo transporte.

Para chegar ao destino, será preciso percorrer aproximadamente 1 mil quilômetros, utilizando trechos diferentes do convencional – desviando de viadutos de altura baixa, segmentos no contrafluxo e outros obstáculos ao longo do caminho.

Os caminhões já estão na estrada desde 22 de janeiro e devem chegar até o fim da semana, após uma parada para manutenção em um posto às margens da BR-376.

FONTE - Comunicação GRUPO CCR - RodoNorte

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

VEÍCULOS ESPECIAIS SÓ PODERÃO CIRCULAR DE 23h ÀS 5h NO ANEL


Veículos com cargas especiais, que precisam de escolta para circular, a partir de hoje, terão restrição de horário para transitar no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. As carretas somente poderão circular na rodovia das 23h às 5h. A medida faz parte de um pacote de ações anunciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) após um acidente envolvendo uma carreta bitrem e 15 carros, no fim de janeiro. Cinco pessoas morreram.

O órgão informou que os veículos pesados - que normalmente circulam acompanhados de batedores particulares ou com escolta policia - têm peso superior a 45 t. A partir de hoje, os condutores somente poderão utilizar o Anel durante a madrugada e mediante obtenção de autorização específica de trânsito com a comprovação de que a carga é indivisível. Desde o início deste mês, a velocidade máxima permitida na rodovia baixou de 70 km/h para 60km/h para os veículos pesados.

Radares - Duas novas lombadas eletrônicas começarão a funcionar na próxima sexta-feira. Os equipamentos eletrônicos fazem parte do pacote de dez radares que deverão ser implantados até o fim de março. As lombadas estão instaladas na descida de sete quilômetros do bairro Betânia, onde acontece a maioria dos acidentes graves envolvendo veículos pesados.

No total, o trecho contará com seis equipamentos fixos. Um pardal já está em funcionamento desde o último dia 15 juntamente com outros três radares móveis utilizados pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Caminhões proibidos no centro - Começa hoje a alteração dos horários de circulação para a operação de carga e descarga nos corredores de acesso à região central de Belo Horizonte. A prefeitura proibiu o trânsito de veículos pesados, acima de 5 t ou comprimento acima de 6,50 m, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 17h às 20h. Aos sábados, a restrição é das 7h às 9h.

Os motoristas serão orientados com a distribuição de panfletos, nos principais corredores onde ocorre a mudança, a partir de hoje até o final da semana.

FONTE - SINDIPESA

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EXPERIÊNCIA, O DESAFIO DO M-COMMERCE


Vendas pela Internet devem focar o consumidor

A revolução da telefonia móvel vem causando frisson em vários setores da economia, principalmente naqueles que têm o consumidor final como seu público-alvo.

Para as empresas que se utilizam da internet como ferramenta comercial, o grande desafio é oferecer condições ideais – ou seja, com agilidade, facilidade e segurança – para que o acesso do usuário à internet por meio do aparelho celular seja um convite à repetição.

No Brasil, houve crescimento de 40% no comércio eletrônico entre 2009 e 2010, encerrando o ano com faturamento na casa dos 15 bilhões de reais. A tecnologia 3G, que permite acesso à internet via telefone celular atingiu 11% dos aparelhos – que somam mais de 200 milhões.

Para que o m-commerce venha a atingir no Brasil o nível de popularidade já alcançado em países da Ásia, Europa e América do Norte, é necessário um investimento relevante em tecnologia por parte das empresas de e-commerce. Afinal, não basta oferecer, no celular, uma versão reduzida do que se oferece no site da empresa.

É preciso desenvolver toda uma linguagem nova com base na experiência do usuário, num gesto de aproximação sem precedentes dos gostos e preferências daqueles que poderão se interessar em fazer buscas de produtos e realizar compras a partir de qualquer lugar que tenha sinal de telefonia móvel. Obviamente, todo esse empenho poderá resultar na necessidade de se fazer ajustes e modernizações no próprio site da empresa. Mas os resultados devem compensar todo investimento de tempo e dinheiro.

A tecnologia 3G já está sendo implantada na área financeira. Clientes de algumas instituições bancárias vêm sendo estimulados a acessar suas contas pessoais e fazer operações simples por meio do celular. Apesar de muitas ferramentas estarem em testes, pagar uma conta fazendo uso do telefone móvel também deve oferecer o mesmo nível de segurança de uma transação bancária via internet. Ou ainda mais.

Os dados pessoais do usuário estarão sempre criptografados, podendo ser acessados somente se o cliente digitar sua senha. Trata-se de um procedimento muito parecido com o débito automático. Basta aproximar o celular a um leitor habilitado (POS), conectado a um terminal.

As informações são transmitidas pelo telefone através de uma antena de curto alcance e a informação de pagamento é processada rápida e seguramente. Estão sendo realizados muitos avanços em termos de protocolos, padrões, infraestrutura e aceitação do conceito m-commerce. A maior preocupação, entretanto, continua sendo os itens memória, bateria e segurança.

Adriano Filadoro, sócio e diretor de tecnologia da Online Brasil

FONTE - WEBTRANSPO

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ROUBADO CAMINHÃO DA PRIMAX


A Primax Transportes Pesados e Remoções Técnicas comunica roubo na noite de ontem, por volta das 20 horas, nas imediações do Parque Novo Mundo dos veículos abaixo discriminados:

Cavalo Mecânico Volvo FH440 6x2, ano 2010/2010. Cor Prata. Placa FPR2042. Chassi 9BVAS02CXAE760487, e

Semi-reboque Facchini SRF OS, ano 2006/2007. Placa DJF4938. Chassi 94BP164367V012664

O motorista, feito refém da quadrilha, foi solto por volta das 3 da manhã.

A empresa solicita a quem tenha informações sobre os veículos acima o favor de comunicar as autoridades competentes ou a empresa através do telefone 3611-8660. Fax: (11)3611-7670, ou E-mail: primax@primax.com.br

FONTE: Imprensa Sindipesa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A REGIÃO QUE JÁ FOI CONSIDERADA A MAIS POBRE DO PAÍS, HOJE CRESCE ACIMA DA MÉDIA NACIONAL


Construção civil e naval terão atenção especial em Pernambuco
O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão foi entrevistado nesta terça-feira (4) no Bom Dia Pernambuco e falou dos planos da nova secretaria e das oportunidades de emprego trazidas pelos empreendimentos espalhados pelo Estado.

De acordo com o secretário, as áreas de construção civil e naval receberão atenção especial. “Em todos os cantos do Estado temos construções civis, temos a Transnordestina de leste a oeste, cidade da Copa, programa Minha Casa Minha Vida e várias outras. Essas empresas, como a própria Fiat que chegou agora, vão precisar de transporte naval”, diz.

Uma das preocupações da nova secretaria é, segundo ele, a distribuição parcial da renda. “Pernambuco não é só Suape, nem só Região Metropolitana. Nos próximos dias começa um dos grandes projetos do Governo, que é o Chapéu de Palha no Interior. Quando os investimentos chegarem, a gente tem que estar articulado, para transformar toda essa capacidade de geração de renda em benefícios para as famílias em todo o Estado”.

Antônio Carlos afirmou, ainda, que haverá reforços na educação: “Vamos investir muito na área de qualificação, articulada com as universidades, para formar uma rede de educação. Nosso país está em um novo ritmo de crescimento. As pessoas que foram trabalhar fora do Brasil estão voltando. Por isso, nós necessitamos de um programa contínuo de formação. Outra preocupação nossa é casar formação básica com qualificação profissional”.

Antônio Carlos Maranhão tem 46 anos, é formado em engenharia mecânica e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco durante 35 anos. Nos últimos 14 anos, ocupou a diretoria regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Pernambuco. Ele também já foi secretário de Saneamento, Obras e Meio ambiente do governo Arraes, além de atuar como presidente da Compesa

FONTE - REVISTA GRANDES CONSTRUÇÕES

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MESTRES DA HISTÓRIA - ROSANA CHIARELLO


1 - NOME COMPLETO?
ROSANA CHIARELLO GARCIA

2 - DATA DE NASCIMENTO?
30/04/1964

3 - NATURAL DE?
SÃO PAULO/SP

4 - TIME QUE TORCE?
CORINTHIANS SEMPRE SEMPRE

5 - FUNÇÃO E EMPRESA QUE TRABALHA?
GERENTE DE LOGÍSTICA NACIONAL – NPT BRASIL PROJETOS & TRANSPORTES INTERNACIONAIS

6 - ONDE COMEÇOU NO TRANSPORTE?
IRGA LUPÉRCIO TORRES EM 1999

7 - QUAL O MAIOR TRABALHO QUE JÁ FEZ?
IMPLANTAÇÃO ALTO FORNOS CSA – TKCO – SANTA CRUZ/RJ. TRANSPORTE DOOR-TO-DOOR PARA IMPLANTAÇÃO DAS FÁBRICAS AMBEV GUATEMALA E REPÚBLICA DOMINICANA.

8 - O QUE QUERIA FAZER E AINDA NÃO FEZ?
GANHAR NA MEGA SENA E FICAR UM ANO SÓ VIAJANDO SEM COMPROMISSO NENHUM.

9 - O QUE ESPERA PARA O TRANSPORTE DAQUI PRA FRENTE?
QUE O MERCADO CONTINUE MUITO AQUECIDO COM MEGA PROJETOS PARA PODERMOS TER A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO CRESCIMENTO DESTE NOSSO PAÍS MARAVILHOSO.

10 - SE TIVESSE QUE AGRADECER A ALGUÉM, QUEM SERIA?
O TRANSPORTE PESADO NA REALIDADE É UM ETERNO APRENDIZADO E PESSOAS SEMPRE ESTÃO NOS ENRIQUECENDO, PORTANTO PARA NÃO SER INJUSTA AGRADEÇO A TODOS QUE PASSARAM POR ESTA MINHA JORNADA.