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quarta-feira, 30 de março de 2011

OSX COMPRA GUINDASTE EQUIVALENTE A PRÉDIO DE 40 ANDARES


A OSX, empresa do grupo EBX do setor de equipamentos e serviços para a indústria petrolífera, anunciou, nesta segunda-feira (28/3), a compra do maior guindaste naval das Américas. O equipamento será instalado no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro

O guindaste tem 125 metros de altura, o equivalente a um prédio acima de 40 andares; 186 metros de distancia entre seus pilares, o que corresponde a duas vezes o comprimento do estádio do Maracanã; e capacidade para 1,6 mil toneladas, o mesmo que o peso de dois mil carros populares.

Com a aquisição, a empresa de Eike Batista vai garantir a montagem de grandes blocos de navios e módulos de uma única vez. Segundo comunicado da companhia, o equipamento vai garantir maior produtividade. “O guindaste será utilizado na montagem de cascos e na movimentação de cargas na área do estaleiro da OSX”, afirmou.

A compra foi feita em parceria com a Hyundai Samho, subsidiária da Hyundai Heavy Industries - sócia e parceira tecnológica da OSX

FONTE - REVISTA GRANDES CONSTRUÇÕES

segunda-feira, 28 de março de 2011

PLANO DE RIGGING PRECISA DE REGULAMENTAÇÃO


O plano de rigging é o planejamento formalizado de uma movimentação de cargas com guindaste móvel, visando a otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros) para se evitar acidentes e perdas de tempo. Ele indica, por meio do estudo da carga a ser içada, das máquinas disponíveis, dos acessórios, condições do solo e ação do vento, quais as melhores soluções para fazer um içamento seguro e eficiente. O plano é geralmente elaborado por um profissional com conhecimento na área de movimentação de cargas e é de grande valia para as empresas do ramo.

Embora algumas empresas o adotem como procedimento obrigatório, devido a programas internos de segurança no trabalho, o Brasil não dispõe de uma legislação clara sobre o assunto, que regulamente tanto a execução do plano de rigging quanto a profissão responsável pela sua elaboração.

Uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 18.14.24.17) possui um item específico preconizando a obrigatoriedade da elaboração de plano de carga para movimentações com guindastes de torre (gruas), guindastes móveis e até mesmo guinchos. O problema é que essa normatização se resume a um único item relacionado a guindastes de torre. Quando se analisa o glossário (NR 18.38) e as diretrizes do plano de carga desses equipamentos, no anexo III da referida norma, observa-se que eles possuem muitas diferenças em relação aos guindastes móveis sobre rodas (veja quadro na página 46).

Além disso, as tabelas de cargas dos fabricantes de guindastes sobre rodas apresentam diferenças de especificações. Por esse motivo, é necessária uma regulamentação também para a movimentação de cargas com esse equipamento, pois, conforme estatísticas divulgadas pelo site norte-americano Crane Accidents (www.craneaccidents.com), o número de acidentes com essa máquina é muito alto, principalmente em função da falta de planejamento prévio da operação.


FONTE - REVISTA M&T

sexta-feira, 11 de março de 2011

MARÍTIMO: ARMADORES ENFRETAM FALTA DE CONTÊINERES


As companhias marítimas experimentam dificuldades para alocar contêineres nos próximos meses, reflexo do ritmo da produção que não está acompanhando a demanda do mercado. A afirmação é da consultoria Alphaliner.

A média de inventário de contêineres por navio cairá de 2.03 para 1,99 até o final de 2011, prevê a consultoria. É a menor média já registrada.

Companhias marítimas e freight forwarders antecipam um aumento de frete em razão da falta de contêineres disponíveis no mercado.

Na última década, o inventário global de contêineres cresceu 6,9% ao ano, enquanto a frota de navios aumentou anualmente 11,1%.

A média de contêineres por slot caiu significativamente em 2009 respondendo à crise financeira. Na mesma época, os fabricantes de contêineres também diminuíram a produção de contêineres padrão para enfatizar a fabricação de unidades reefer e outros modelos.

A falta de unidades, especialmente entre Ásia e Europa, fez com a Maersk, por exemplo, passasse a fabricar seus próprios contêineres e a recolocar navios afastados para reposicionamento de unidades. (Informações: JOC / Foto: Divulgação)

FONTE - GLOBAL ON LINE

quarta-feira, 2 de março de 2011

MANITOWOC ANUNCIA FÁBRICA NO BRASIL


A cidade gaúcha de Passo Fundo receberá a primeira fábrica da norte-americana Manitowoc no Brasil. A planta terá área de 25.000 m2 e as obras devem ser iniciadas 60 dias após a aprovação final das autoridades brasileiras. No primeiro momento, a produção será baseada nos guindastes hidráulicos móveis, sendo que as primeiras gruas deverão chegar ao mercado 15 meses após o início da construção da unidade fabril.

De acordo com Larry Weyers, vice-presidente da empresa para a América Latina, a intenção é produzir diferentes modelos de guindastes na nova planta. “Nossa filosofia é estar o mais perto possível de nossos clientes, então, essa nova planta confirma a presença da Manitowoc na América Latina e reafirma a confiança da empresa nesse mercado potencial”, disse.

Há 20 anos atuando no mercado brasileiro, a empresa irá manter seu escritório de vendas localizado em São Paulo (SP).

FONTE - M&T

terça-feira, 1 de março de 2011

PORTARIA DA PRF RESTRINGE TRÁFEGO


O governo proíbiu a partir desta quarta-feira (23) a circulação de veículos longos nas rodovias federais de pista única durante feriados nacionais. A determinação da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi publicada no Diário Oficial nesta quarta e já está valendo.

A portaria cita o "importante acréscimo no tráfego de veículos" e aumento do risco de acidente durante os períodos de festa como motivo da implementação da nova regra. O descumprimento dessa proibição constitui infração grave, com punição de 5 pontos na carteira de habilitação, e vale multa de 120 Ufirs (R$ 127,69).

Entram nessa determinação as Combinações de Veículos de Carga - CVC (caminhões que puxam 2 ou mais reboques), Combinações de Transporte de Veículos - CTV (caminhões-cegonha) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas - CTVP (veículos especiais que transportam cargas de dimensões diferenciadas, como trator e guindaste), mesmo com Autorização Especial de Trânsito - AET.

Segundo a portaria da PRF, o dirigente regional, em função das peculiaridades de sua localidade e das condições da trafegabilidade, poderá, em decisão fundamentada, flexibilizar o trânsito dos veículos.

Os feriados em 2011, de acordo com o Diário Oficial da União, em publicação de dezembro passado, são: 1º de janeiro (Ano Novo), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), 2 (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

São pontos facultativos: 7, 8 e 9 de março (Carnaval), 22 de abril (Paixão de Cristo), 23 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Confira na fot a Portaria com as restrições em cada feriado

FONTE - SINDIPESA