Boca no Trombone

Aproveite também nosso Twitter com informações dinâmicas
www.twitter.com/pontodopesado

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SINDIPESA CRIA COMITÊ TÉCNICO PARA SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM GUINDASTES

O comitê, que tem como objetivo promover discussão sobre o tema segurança nas operações com guindastes, será coordenado pelo Eng.º Camilo Filho e tem 1ª reunião agendada para o dia 5 de março. Outros objetivos desse comitê, são os seguintes:

> Promover o desenvolvimento do conhecimento científico relativo às operações com guindastes;

> Criar um fórum permanente de discussão sobre o tema segurança nas operações com guindastes;

> Ajudar a estabelecer padrões tecnológicos;

> Formar parcerias e alianças com órgãos governamentais, usuários e indústria com vistas a certificação de operadores e demais envolvidos na operação de guindastes;

> Promover a aceitação, desenvolvimento e implementação de normas de segurança;

> Ajudar no aumento da segurança nas operações de guindastes através da divulgação de informações técnicas e de engenharia;;

> Promover o debate de questões tecnológicas e preocupações legislativas e regulamentares (nacional e mundial) que afetam a operação de guindastes.

> Promover a normalização e simplificação de terminologia e classificação para a harmonização a nível mundial.

A 1ª reunião agendada para o dia 5 de março tem como objetivo definir a forma de funcionamento do comitê, estabelecer uma agenda mensal de trabalhos e definir os temas prioritários, de interesse das associadas.

A participação está aberta a todas as empresas associadas ao Sindipesa.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 11-38873852 ou do email: sindipesa@sindipesa.com.br

FONTE - SINDIPESA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TUBARÃO DE 12m É RETIRADO COM AUXÍLIO DE 02 GUINDASTES

Um exemplar de tubarão-baleia com 12 metros de comprimento e cerca de sete toneladas de peso foi encontrado por pescadores na região de Karachi, no Paquistão. As autoridades locais tiveram de usar um guindaste para retirar o animal morto das águas do mar da arábia. A dimensão do peixe atraiu uma multidão de curiosos ao local. A espécie costuma viver em mares quentes e pode chegar a medir até 20 metros e pesar 13 toneladas. Identificado em 1828, o tubarão-baleia alimenta-se de plâncton, macro-algas, além de invertebrados e pequenos polvos. Os tubarões-baleia são as maiores espécies de tubarão, e ainda o maior peixe conhecido

FONTE - TERRA

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LIEBHERR RETOMA A PRODUÇÃO DE GUINDASTES DE NO BRASIL

Em uma parceria com suas fábricas na Alemanha e Espanha, a Liebherr voltará a produzir guindastes de torre no Brasil, em uma combinação da conceituada tecnologia alemã com a produção local.

A parceria foi anunciada no último dia 20 de dezembro e será um trabalho do Grupo Liebherr para a produção dessa linha de equipamento. A Liebherr, com vasto know-how na área de gruas, vê no mercado brasileiro uma demanda crescente por um equipamento versátil, seguro e de alto desempenho que atenda o setor imobiliário.

O boom nesse setor da economia, que teve alta de aproximadamente 25% nos últimos 12 meses, necessita de equipamentos que aumentem a produtividade dos canteiros de obra espalhados por todo país. Projetado especialmente para atender a esse mercado, o guindaste de torre modelo 85EC-B5 será produzido no Brasil já a partir de janeiro de 2012.

Baseado em padrões e normas internacionais, o modelo 85EC-B5 possui 5.000Kg de capacidade máxima, 50m de alcance e até 1.300Kg de capacidade na ponta, além disso, atinge 46,2m de altura sem ancoragem, o que elimina ou reduz custos com ancoragem na obra. O mecanismo de elevação de 22kW, acionado por inversor de frequência, garante maior aproveitamento da potência instalada e maior produtividade, com velocidades de até 80m/min e capacidade de cabo para até 240m de altura. O transporte é ainda otimizado com segmentos de torre de 1,2m x 1,2m, que podem ser perfeitamente acomodados em uma carreta do tipo “carga seca”.

Para o gerente comercial responsável pela divisão de guindastes de torre da Liebherr no Brasil, Luiz Meirelles, “ter a engenharia de projetos e o know-how do grupo Liebherr a serviço da produção de um equipamento voltado para atender às necessidades do mercado imobiliário brasileiro é, sem dúvida, um diferencial. Coloca o 85EC-B5 em destaque, quando consideramos sua produtividade, vida-útil, segurança, além do suporte técnico da Liebherr ao cliente nas áreas de engenharia de projeto, pós-vendas e treinamento operacional”. Por ocasião do desenvolvimento do projeto básico do guindaste LR 13000, este conceito de lança já foi levado em consideração. Isto significou que desde o início já foi prevista esta possível a utilização desse sistema inovador. Os incrementos da capacidade de carga no luffing jib são especialmente elevados, pois são resultantes de um duplo efeito tanto pelo maior momento de torção do PowerBoom quanto pela utilização de elementos treliçados especialmente resistentes. Para a lança P, na parte paralela, são utilizados os elementos convencionais do luffing jib treliçado standard da máquina. Os elementos originais da lança principal simples passam então a ser montados como luffing jib do PoweBoom.

O desenvolvimento deste inovador sistema de lança P é um marco na ofensiva LIEBHERR de lançamento produtos no segmento de guindaste de lança treliçada. Isto inclui o desenvolvimento de um guindaste novo e a otimização de produto existente.

FONTE - REVISTA GRANDES CONSTRUÇÕES

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

GUINDASTE ATINGE PRÉDIO EM CONTAGEM - MG

Um guindaste atingiu um prédio, na tarde desta segunda-feira (30), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na Rua Joaquim José, no bairro Fonte Grande.

Terezinha Meira, vizinha do edifício atingido, conta que o guindaste trabalhava na retirada de árvores no local quando bateu no prédio. “Ouvi o barulho e saí correndo para ver o que tinha acontecido”, relata. Segundo a moradora, a construção faz parte de um conjunto composto por 14 prédios.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois apartamentos foram atingidos e, por isso, foram interditados pela Defesa Civil de Contagem. Por volta das 16h, o órgão informou que foi notificado e que faria uma avaliação da edificação para verificar se houve danos na estrutura.

As polícias Civil e Militar também foram acionadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

FONTE - MOGITRONIC NEWS