
“O Rio é a capital do petróleo”, afirmou o presidente em exercício da Petrobras, Paulo Roberto Costa, depois de dizer que a Offshore Technology Conference (OTC), feira realizada em Houston, nos Estados Unidos, deveria ser realizada na cidade no Rio, sob a organização do IBP.
A 15ª edição da Rio Oil & Gas iniciou no dia 13 de setembro (segunda-feira), no RioCentro, e já bateu diversos recordes de participação e público. Na cerimônia de abertura, o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca, afirmou que, até sábado, foram contabilizadas 20 mil inscrições para a exposição e que são esperados 40 mil visitantes até a quinta-feira [16/09], quando terminará o evento.
A presença estrangeira no evento também é recorde. Segundo De Luca, entre os inscritos para a conferência e para a exposição estão representantes de 51 países, o dobro do registrado na edição anterior da Rio Oil & Gas, realizada em 2008. Somente entre os expositores, estão 1.300 estrangeiros de 23 países.
O presidente do IBP ressaltou o crescimento do evento, que ganhou importante dimensão internacional. “Em 2008, discutíamos aqui a autossuficiência (em petróleo). Hoje falamos das descobertas do pré-sal e do futuro, com o potencial de sermos grandes exportadores de petróleo e derivados”, disse De Luca, lembrando ainda do fortalecimento da programação técnica.
Para a conferência técnica, foram inscritos mais de 1.000 trabalhos, dos quais 800 foram selecionados e serão apresentados nestes quatro dias no RioCentro. O número de painéis técnicos também dobrou em relação à edição 2008 da Rio Oil & Gas. Serão realizados desta vez 22 painéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário