Os grandes investimentos em energia eólica vêm promovendo uma enorme demanda na construção de diversos parques eólicos no Norte e Nordeste do País. Em virtude do notório crescimento no segmento eólico os transportadores estão enfrentando diversos obstáculos para realizar com êxito o transporte das diversas peças que compõem uma torre eólica. Para o pleno sucesso da operação é fundamental contar com a expertise do profissional de logística de cada transportadora para realizar com segurança os transportes dos principais componentes das gigantes torres de energia eólica.
Com a forte expansão dos investimentos em energia eólica em todo território nacional, os transportadores também investiram na contratação de profissionais em soluções logísticas que possuem know-how no segmento de transportes superdimensionados. Mediante todo este investimento e evolução, os profissionais da área estão acompanhando a demanda, apostando em suas qualificações profissionais, realizando cursos, participando de palestras e feiras que movimentam o setor de energia eólica dentro e fora do Brasil.
As dimensões das torres e componentes eólicos quando carregados ultrapassam as dimensões convencionais, o profissional da área de logística precisa planejar com antecedência todo operação, que na maioria das vezes são muito burocráticas, e envolvem um amplo estudo de viabilidade, muito antes do início do transporte.
Muitas concessionárias solicitam desenhos técnicos do conjunto transportador com o tipo de carga que será transportada, e para elaborar estes desenhos técnicos inicia-se o trabalho de campo, com estudos de viabilidades geométricas e estruturais de todo o trajeto que o veículo percorrerá, desde sua origem até destino.
No estudo são analisadas todas as passagens sobre pontes e viadutos, assim como avaliação das curvas e manobras. Estas informações são minuciosamente descritas no estudo de viabilidade para que na passagem do conjunto transportador não ocorram danos ao patrimônio público e à própria carga. Toda essa logística é fundamental para atender as exigências dos órgãos estaduais e federais para emissão das AET’s (Autorização Especial de Transito)
* Artigo escrito por Luiz Fernandes, supervisor de Transportes da empresa Irga Lupercio Torres S.A.
FONTE - SINDIPESA
Esta ferramenta "blog" foi criada com o intuito de disponibilizar o primeiro espaço livre e democrático para as manifestações de pensamentos e debates de divergentes opiniões dos profissionais (fornecedores e clientes) da Movimentação Pesada no Brasil. Aqui você poderá fazer comentários, publicar suas noticias e desabafos. Esta inovação esta ativa exclusivamente para você que quer estar atualizado com o mundo do pesado. !!!! Seja bem vindo !!!!
Boca no Trombone
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Luiz, quando eu crescer quero ser igual a você.
ResponderExcluirLéia