Esta ferramenta "blog" foi criada com o intuito de disponibilizar o primeiro espaço livre e democrático para as manifestações de pensamentos e debates de divergentes opiniões dos profissionais (fornecedores e clientes) da Movimentação Pesada no Brasil. Aqui você poderá fazer comentários, publicar suas noticias e desabafos. Esta inovação esta ativa exclusivamente para você que quer estar atualizado com o mundo do pesado. !!!! Seja bem vindo !!!!
Boca no Trombone
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
REFINARIA RLAM COMPLETA 60 ANOS
A segunda maior refinaria da Petrobras completa 60 anos neste mês. A RLAM (Refinaria Landulpho Alves) começou a ser construída no fim dos anos 40, antes mesmo da Petrobras; hoje emprega 11.200 funcionários e produz 323 mil barris de petróleo por dia. No início de suas operações, processava 2,5 mil barris diariamente.
De acordo com a Petrobras, a unidade é responsável por 25% de arrecadação de ICMS do Estado da Bahia. Cláudio Pimentel, gerente geral da RLAM, disse o índice crescerá ainda mais. “A demanda nessa região está crescendo de 14 a 15% em relação ao ano passado, monstrando um grande vigor do mercado”.
Os projetos futuros da Petrobras para a unidade integram o início da operação de novas unidades industriais que produzirão combustíveis menos poluentes a partir de 2011. Com estes investimentos, a Petrobras trabalha para adequar a unidade às novas exigências da ANP (Agência Nacional de Petróleo) em relação ao teor de enxofre da gasolina e do diesel.
Segundo Pimentel, o objetivo da empresa é retirar “de 70 a 90% do teor de enxofre dos combustíveis”, disse .
Diferencial
Na RLAM hoje funciona a maior unidade de craqueamento catalítico (fracionamento do petróleo com o uso de catalisadores) de resíduos da América Latina, a U-39.A refinaria conta também com uma fábrica de asfalto, parques de armazenamento para petróleo e derivados, estações de carregamento rodoviário, uma estação de medição para produtos acabados, uma central termelétrica, uma estação de tratamentos de efluentes industriais e um sistema de tratamento de águas.
O material produzido na unidade abastece principalmente os Estados da Bahia e Sergipe, mas são direcionados também para o Sul e Sudeste do País, além de exportados para países como Estados Unidos e Argentina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário