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terça-feira, 5 de outubro de 2010

ADOLFO RODOLFO - O DALAI LAMA DAS VENDAS


AS FERRAMENTAS MAIS PODEROSAS DO SUPER-VENDEDOR
A ordem dos fatores ALTERA o resultado.

Isso mesmo altera, principalmente em vendas...

Podemos dizer que a ordem das palavras em uma frase pode ALTERAR o resultado da apresentação de vendas, ou melhor, ser responsável pela efetivação da venda ou pelo seu fracasso.

Um exemplo simples para ilustrar esta VERDADE em vendas, é uma história que sabemos e que é mais ou menos assim:

Em um convento existem várias freiras e nós sabemos que nos conventos algumas freiras fumam.
Como na maior parte do tempo a função destas trabalhadoras religiosas é orar e interceder pelos pecadores, uma delas, ciente de suas obrigações e compromissos com as orações, chega até a madre-superiora e realiza a seguinte solicitação:

Madre-superiora enquanto eu estou rezando eu posso fumar?

Nem pestanejamos ao responder por esta Madre, pois a resposta é:

- Querida freira, claro que não, ou você reza ou você fuma!

Não admirados, após aplicar a VERDADE, A ordem dos fatores ALTERA o resultado, alteramos a ordem das palavras na frase e perguntamos de novo a chefe do convento:

- Madre-superiora, a senhora sabe que eu fumo? E fumar não é um hábito muito bom, será que enquanto estou fumando posso rezar?

Agora a resposta da chefe religiosa é:

- Querida freira, deve, enquanto fuma você deve rezar!

Aprendemos então de maneira simples que: Enquanto REZO não devo FUMAR, mas Enquanto FUMO devo REZAR...

Então, como aplicar esta VERDADE em vendas, no meu dia a dia?

Simples, após o conhecimento técnico de qualquer produto, para entender como usar o conhecimento técnico aprendido, alterando a ordem em nossa de nossa apresentação de vendas para obter resultados ESPETACULARES

Partindo do princípio que todos os produtos/serviços possuem Características, Vantagens e Benefícios, precisamos entender o que motiva nossos clientes a comprar:
São as Características? As Vantagens? Ou os Benefícios?

É claro que são os Benefícios, ou melhor o que o cliente ganha com isso...

Para montar uma tabela, precisamos relatar quais são as Características, Vantagens e Benefícios de nosso produto/serviço e para isso realizaremos as seguintes perguntas:

Para determinar uma Característica de um produto/serviço devo olhar para ele e perguntar:
O que é?

Um produto possui várias características mas cada uma delas deve ser tratada isoladamente e cada uma possui uma Vantagem e seu Benefício.

Seguindo...

Para determinar a Vantagem de um produto/serviço devo olhar para a resposta dada a pergunta da Caracteristica e indagar:
Como isso funciona?

Cada característica possui a sua própria vantagem, que é como isso é no caso dos produtos e como isso funciona no caso dos serviços.

Seguindo...

Para determinar um Benefício de um produto/serviço devo olhar para a resposta dada a pergunta da Vantagem e indagar:
O que o cliente ganha com isso?

Cada vantagem traz um benefício ao cliente e este benefício é o que decidirá a venda...

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