Boca no Trombone

Aproveite também nosso Twitter com informações dinâmicas
www.twitter.com/pontodopesado

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GUINDASTES REALIZAM TRANSPOSIÇÃO EM CARGUEIRO


Em operação conjugada, Penglai Jutal movimentou carga de 330 toneladas.
A rede chinesa de serviços de engenharia Penglai Jutal realizou o içamento de uma engrenagem de 330 toneladas de um navio guindaste para um cargueiro do estaleiro Cosco. Para completar a operação conjugada de transposição, a empresa utilizou dois guindastes de esteira produzidos pela Terex: o CC 6800 e o CC 2500-1.
Segundo a Terex, uma carga de 330 toneladas e dimensões de aproximadamente 15,3 m X 18,6 m X 15,6 m não seria teoricamente um grande desafio para estes equipamentos. Entretanto, quando chegou a hora de içar a engrenagem a equipe se viu frente a um desafio. A carga tinha um centro de gravidade extremamente difícil de manejar, tornando necessário movê-la com extrema precisão para garantir a segurança da operação.
Posicionado a uma distância de 12 m, o CC 2500 foi ajustado com lança principal de 72 m, mastro Superlift de 30 m, contrapeso de 160 ton, lastro central de 40 ton e raio de 15 m. Já o CC 6800 ficou paralelo ao CC 2500, mas deslocado lateralmente em relação à carga e configurado com lança principal de 90 m, Superfilft de 40,5 m, raio de operação de 24 m, contrapeso de 250 ton e lastro central de 80 ton. Para garantir a segurança e estabilidade, ambos os guindastes trabalharam com vigas de spreader giratório.
 
“O sistema de controle IC-1 instalado em ambos os guindastes foi fundamental para permitir uma sincronia perfeita na transposição”, disse Chen Guocai, diretor da Penglai Jutal e responsável pelo projeto. Segundo ele, os indicadores de momento de carga (LMI – Load Moment Indicators) dos equipamentos da Terex também foram indispensáveis, informando aos operadores com exatidão o peso atrelado aos ganchos em cada momento da operação, que durou cerca de uma hora.

FONTE - REVISTA M&T

Nenhum comentário:

Postar um comentário