Boca no Trombone

Aproveite também nosso Twitter com informações dinâmicas
www.twitter.com/pontodopesado

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DICAS DE MANUTENÇÃO PARA EQUIPAMENTOS DE IÇAMENTOS

 
A manutenção adequada do equipamentos para içamento, não só prolonga a vida útil da máquina, mas também é o primeiro passo para manter os trabalhadores em segurança no trabalho
 
Como conservar ganchos
 Antes de usar, os ganchos devem ser inspecionados por um rigger experiente.
  1. Remover um gancho do serviço, se quaisquer uns dos seguintes itens estão em evidência:
  2. Rachaduras, cortes ou ranhuras
  3. Curvatura excedendo 10 graus do plano do gancho solto (afrouxado)
  4. Danos ou mau funcionamento da trava (engate)
  5. Abertura do gargalo excedendo à 15 porcento
  6. Desgaste superior a 10 por cento da dimensão original
  7. Danos pelo calor
  8. Reparos não autorizados
Rachaduras, cortes e ranhuras devem ser removidos por uma pessoa qualificada. Polir longitudinalmente, seguindo o contorno do gancho.
Se a remoção da área danificada resulta em uma perda de mais de 10 por cento da dimensão original, o gancho deve ser substituído.
Nunca conserte, altere ou remodele um gancho por soldagem, aquecimento, queimando ou flexionando, a menos que aprovado pelo fabricante do gancho.
Quando içando, garanta que o gancho, não a trava, suporta a carga. A lingueta ou dispositivo de içamento devem sempre ser colocados corretamente na cavidade do gancho.
Nunca carrege lateralmente, atrás ou frontalmente o gancho. Todos reduzem a força do gancho e criam uma condição insegura. Carregamento frontal pode reduzir a capacidade do gancho em até mais de 60 porcento.
 
Como conservar cabos de aço
 
  1. Colocar luvas antes de manusear e verificar a condição de seus cabos.
  2. Os cabos devem ser limpos com intervalos usando uma escova para remover os depósitos de graxa endurecida, o que impede a penetração de lubrificantes.
  3. Não utilize solventes para a limpeza. Eles podem destruir os componentes têxteis ou sintéticos que compõem o cabo.
  4. O cabo de aço deve ser verificado ao longo de sua extensão total.
  5. Verifique o nível de desgaste e o funcionamento adequado das polias: Uma polia com defeito em um circuito pode provocar um desgaste prematuro do cabo de aço.
  6. Aplique graxa usando o produto recomendado pelo fabricante. Os intervalos de lubrificação devem levar em conta as condições de uso: proximidade do litoral, o ambiente metalúrgico ou químico, condições climáticas severas, etc.
  7. Todos os cabos mostrando um fio quebrado, um conjunto de fios quebrados visíveis, deformação, corrosão,dobras, esmagamento, etc. Devem ser jogados fora.
  8. Um cabo de aço desgastado ou danificado deve ser substituído somente por um cabo recomendada pelo fabricante do equipamento.
  9. Ao substituir o cabo de aço, deve ser possível travar o cilindo (bobina) para evitar que o cabo desenrole muito rápido ou arraste quando enrolando.
  10. O comprimento do cabo de aço novo deve combinar com a configuração do guindaste e deve cobrir todas as camadas do cilindro de enrolamento.
Como conservar as transmissões do guindaste móvel
 
  1. Siga as regras de fluidos e filtros definidos pelo fabricante da transmissão. Muitas falhas de transmissão podem ser evitadas com a adesão de agendamentos para manutenção.
  2. O fluido de transmissão resfria, lubrifica e transmite a energia hidráulica. Muito pouco líquido no conversor de torque, buchas, rolamentos e embreagens não receberão um abastecimento adequado de óleo. Muito óleo pode causar o acúmulo de gases, resultando em sobreaquecimento.
  3. Vazamentos de óleo ocorrem principalmente em torno do lado da caixa de transmissão, radiador de óleo externo ou onde os eixos de transmissão estão localizados. Verifique-os frequentemente.
  4. Tente manter a transmissão livre de inpurezas. Corpos sólidos estranhos têm um efeito negativo sobre as buchas e os cilindros de rolamento.
  5. Componentes da transmissão, o radiador de óleo, o filtro regulador da transmissão devem ser examinadas em intervalos de 40.000 Km (25.000 milhas).
  6. Verifique o aperto de fixação. Parafusos com um torque incorreto podem causar vibração. Roscas pode levar à remoção da transmissão para substituição da caixa principal.
  7. Verifique o revestimento de cabos eletrônicos e elétricos, como parte da inspecção.
  8. Tenha relatórios dos operadores de guindaste sobre potenciais problemas, tais como mudanças automáticas estranhas, vazamentos de fluidos e ruídos estranhos. Tome ações para evitar tempo de inatividade.
Seu guindaste parou de funcionar sobre um canteiro de obras crítico com nenhum tempo a perder. Vinte rapazes estão parados esperando que uma viga seja levantada no lugar ou um muro de concreto erguido, e todo o trabalho se depara com um parada brusca porque o equipamento não está funcionando corretamente. Você é tentado a comprar aquela peça barata, "vai servir", do cara no final da rua, só para conseguir as coisas funcionando e rodando novamente. Aqui, é onde não vale a pena.
 
A manutenção adequada do equipamento para elevação, não só prolonga a vida útil da máquina, mas também é o primeiro passo para manter os trabalhadores em segurança no trabalho. Há uma série de considerações específicas para manutenção de guindastes, que os técnicos de manutenção do equipamento devem manter em mente.
Uma das mais simples, ainda mais importante, coisas a fazer é usar peças fornecidos pelo fabricante original do equipamento (OEM - sigla em inglês que significa: Original Equipment Manufacturer).
Esta é a única forma de garantir a integridade da substituição. Estas peças são inspecionadas e testadas através de um controle de qualidade pelo OEM para combinar exatamente com as especificações do equipamento desenvolvido pelo fabricante. Fornecedores de peças que não os frabricantes(OEM), na maioria dos casos, nem sequer estão conscientes das especificações do fabricante e não têm acesso a uma revisão das especificações originais com os desenhos do projeto.
A decisão de utilizar peças de reposição é frequentemente motivada por uma ou duas coisas: a disponibilidade ou custo.
Disponibilidade de peças de reposição é fundamental para a eficiência operacional e tempo de atividade para qualquer parte do equipamento. Quando o equipamento necessita de reparos, alguns usuários finais focam no custo inicial da peça. Mas eles não levam em conta os verdadeiros custos da repararação e o custo de vida da propriedade.
O custo do tempo de inatividade inesperado devido à partes inferiores ou componentes associados não funcionando como na especificação irá aumentar o custo total do ciclo de vida do equipamento.Por exemplo, se uma parte genérica funciona em 95 por cento da eficiência da peça original, tem um tempo de vida útil de 80 por cento da peça do fabricante original do equipamento(OEM), e inicialmente custa 20 por cento menos, os usuários finais correm o risco de perder milhares de reais devido a adicional inatividade, ao mesmo tempo que potencialmente gasta mais em combustível para operar o equipamento.
Disponibilidade é outra questão. Obtendo a peça certa rapidamente é uma prioridade para todos os proprietários de equipamento com um guindaste sem funcionar no local da obra. Muitos fabricantes de equipamentos têm desenvolvido inúmeros sistemas e processos para poder entregar peças e serviços mais rápido.
Um representante ou uma cadeia de distribuidores é um dos primeiros passos para ser capaz de oferecer um serviço eficiente e localizado. Estes negociantes, auxiliados por técnicos regionais dos fabricantes, são a linha de frente quando deparado com equipamentos parados no local da obra. E trabalhando com eles para obter mais rotinas para manutenção preventiva pode evitar não somente o tempo de inatividade inesperado, mas pode também aumentar a vida útil do guindaste.
Olhe para representantes que incentivam seus técnicos a tirar vantagem dos programas de formação patrocinados pelos fabricantes. Esses programas ajudam a construir uma melhor compreensão dos sistemas operacionais, componentes, manutenção e reparação de marcas e modelos de guindastes específicos. Esse conhecimento, aplicado a um guindaste parado, ajuda a garantir que este será reparado rapidamente e corretamente, dando mais tranquilidade do que comprando de uma fonte não aprovada pelo fabricante do equipamento.
Alguns fabricantes, através de suas redes de representantes, também oferecem 24 / 7 pedido de peças online para que as peças possam ser adquiridas e enviados a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo.
Mas a coisa mais importante de se manter em mente quando você é responsável pela reparação e manutenção de guindastes ou qualquer outro tipo de equipamento é a de seguir os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante. Os intervalos de serviço e as recomendações de manutenção, descritos nos manuais de serviço do OEM(fabricante original do equipamento) que são projetados para ajudar a manter o equipamento funcionando em níveis ideais, o que ajuda os proprietários e operadores permanecerem funcionando e rentáveis com seus equipamentos.
 
Lembre-se do velho ditado: Manutenção não custa, ela paga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário